Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Baratas

As baratas estão entre os insetos mais comuns e antigos existentes na Terra (há fósseis de baratas com mais de 300 milhões de anos!). Existem aproximadamente 3.500 espécies diferentes de baratas já estudadas no mundo todo, embora apenas três ou quatro delas tenham se tornado problemáticas para o ser humano, ao invadir com sucesso as cidades, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.

Esse inseto de corpo achatado tem hábitos noturnos e, por isso, se for visto durante o dia, há a possibilidade de significar infestações de enormes proporções ou diminuição da fonte de alimento.

A barata geralmente tem preferência por ambientes úmidos e quentes (melhor se houver pouca ou nenhuma luz). É um inseto geralmente gregário (vive em bandos de todas as idades) e onívoro (come qualquer tipo de alimento) Busca abrigo e esconderijo nas fendas, gretas, rachaduras e pequenos espaços, onde se sente protegida. Muito rápida, a barata consegue escalar facilmente superfícies verticais – incluindo o vidro, graças às formações almofadadas nas pontas de seus tarsos.

A barata desenvolve-se por metamorfose gradual (incompleta) i onde há ovos, ninfas e adultas. A fêmea, após a fecundação, produz uma bolsa de quitina (denominada ooteca), no interior da qual estarão protegidos seus ovos em número variável segundo a espécie (na barata alemãzinha – Blate/la germanica – são 46).

Há uma sucessão de estágios ninfais, dependendo da espécie, até chegar à idade adulta, qUando a barata terá asas completamente formadas (há algumas espécies como a Blatta orientalis que não voa, enquanto que a Periplaneta americana – barata americana, barata dos esgotos – voa muito bem a grandes distâncias).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.