Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pulga

A pulga é um dos insetos mais bem sucedidos na Natureza. Destituída de asas em todas as fases de sua vida, cresce por metamorfose completa (ovo-Iarva-pupa e adulto). Sua boca é do tipo mastigado-¬sugador o que lhe permite cortar a pele do hospedeiro e sugar o sangue. A pulga fêmea, alguns dias depois de fecundada, põe cerca de 200 a 400 ovos por dia na superfície da pele de seu hospedeiro (geralmente um cão ou um gato) que caem ao solo com os movimentos do animal.

No solo, o ovo pode liberar a primeira larva em dois dias até algumas semanas, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade (a maioria, de 7 a 14 dias). As três fases de larva que se seguem, muito pequenas, alimentam-se principalmente das fezes das pulgas adultas, que contêm sangue semi¬digerido. Cerca de 7 a 10 dias depois, a larva III procura um local seco com ciscos e poeira para formar um casulo, no interior do qual vai desenvolver-se apupa.

Em torno de 7 a 14 dias depois, estará finalizado dentro do pupário um pré-adulto, pronto para emergir assim que as condições ambientais forem favoráveis. Se não forem, o pré-adulto poderá permanecer no interior do casulo quase até um ano sem se alimentar. Ao emergir do casulo, a pulga adulta, faminta, começará a dar enormes saltos, até atingir seu hospedeiro, um cão ou um gato (às vezes, uma pessoa) onde procura sugar sangue. Depois de alimentados, machos e fêmeas podem copular tanto sobre o hospedeiro quanto no solo, reiniciando o ciclo. Numa população de pulgas cerca de 5% delas permanecem sobre o animal, enquanto 95% encontra-se no ambiente.

As principais pulgas domésticas são, em nosso país, a Ctenocephalides felis (a pulga do gato) e a Ctenocephalides canis (a pulga do cão). A Pulex irritans, tida erroneamente como a pulga do ser humano, na verdade é uma pulga de hospedeiro indefinido podendo sugar igualmente cães, gatos, suínos, aves etc. Os roedores têm nas pulgas Xenopsy/la cheopis e Xenopsy/la brasiliensis seus principais ectoparasitas, transmissoras potenciais da temível peste bubônica em algumas regiões do Brasil.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.